Connectivity & Products
O programa ZDHC e sua abordagem holística tem como objetivo eliminar progressivamente o uso de substâncias perigosas na indústria de vestuário e calçados, trazendo foco não só ao produto acabado, mas também aos insumos e aos resíduos de processo, promovendo a proteção de consumidores, produtores e do meio ambiente.
A SGS tem laboratórios aprovados para a avaliação da conformidade MRSL e para a realização de testes em efluentes conforme diretrizes do programa.
Determina indicadores de qualidade para ar, efluentes e lodos, avaliando a eficiência do Controle de Entrada. A SGS é pioneira no Brasil para realizar os testes estabelecidos pelo Guia de Efluentes do ZDHC.
A SGS oferece treinamentos certificados pela ZDHC Academy, promovendo conscientização e desenvolvendo habilidades de gestão de produtos químicos. Nossos colaboradores são capacitados e aprovados para a aplicação de treinamentos sob demanda pelo ZDHC.
A Green Mark da SGS permite que empresas possam validar se os seus produtos/materiais atendem aos requisitos sustentáveis estipulados nos protocolos. Após testes e validação dos materiais, a SGS autoriza o uso da marca/selo de conformidade com foco na sustentabilidade.
Testes de resíduos químicos e GMO.
O laboratório da SGS realiza testes em tecidos de algodão para detecção de substâncias químicas. Em caso de detecção acima do limite aceitável, o termo orgânico não poderá ser indicado no produto.
O tingimento é um dos principais processos produtivos da indústria têxtil, que utiliza dois principais tipos de corante: naturais e sintéticos.
Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes das implicações de saúde, segurança e sustentabilidade associadas à fabricação de produtos têxteis. Como resposta, muitas marcas estão escolhendo usar corantes naturais biodegradáveis, que reduzem o uso de produtos químicos nocivos para à saúde e meio ambiente.
Os laboratórios da SGS possuem capacitação e estrutura para avaliar componentes vegetais em polímeros, tintas e insumos da indústria têxtil.
A medida que o aumento do veganismo continua globalmente, a demanda por produtos veganos cresce. A SGS trabalha ao seu lado usando soluções inovadoras para apoiar seus produtos no cumprimento dos critérios 'veganos’.
Os serviço de verificação vegana da SGS oferecem um protocolo de testes que permite a emissão de um certificado de conformidade e aprovação do produto, atestando que de fato o mesmo é livre de insumos de origem animal.
O uso de poliéster reciclado em tecidos está crescendo bastante. Com uma participação de 15% no mercado atual para esses materiais, as iniciativas do setor de vestuário estão impulsionando um aumento ainda maior em seu uso, com uma meta de 45% até 2025. Uma parcela estimada de 99% de todo o poliéster reciclado vem de garrafas PET. A SGS desenvolveu dois protocolos capazes de apoiar os testes necessários em materiais de origem reciclável a partir de garrafas PET, são eles:
✓ Verificação Qualitativa (SGS rPET100-2022) Análise do material para identificar a presença de PET reciclado de garrafas
✓ Verificação Quantitativa (SGS rPET200-2022) Verifica se o produto contém ao menos 5% em peso de PET reciclado de garrafas
Há 145 anos, a SGS é referência em segurança, qualidade e certificação, com mais de 2.600 escritórios em todo o mundo, sempre com rígidos padrões de execução e reconhecimento internacional.